3 de julho de 2014

Calda de lavanda / alfazema

Este ano, estou a cumprir um objectivo, aproveitar melhor as minhas lavandas.
O ano passado custava-me cortá-las, ficam tão lindas que dava pena.
Este ano estão mais intensas, e para além disso ainda tenho muitas a abrir... 
Vai ser uma colheita longa de pelo menos 3 meses.

E seguem-se algumas dicas para o que fazer com estas perfumadas flores:

Atenção: Só para amantes de lavanda :)
Calda de lavanda:

Para 4 garrafas pequenas (de 2,5 dl cada)

  • 1 litro de água
  • 2 chávenas de açúcar
  • 1/2 chávena de flores de lavanda fresca ou 2 colheres de sopa de flores de lavanda secas  (compradas na farmácia)
Tempo de preparação: cerca de 20 minutos (mais o tempo de cozedura e maturação)
Validade: cerca de 3 meses

Leve uma panela ao lume com 1 litro de água e o açúcar.
Depois de começar a ferver, mantém em lume médio durante 10 minutos, mexendo sempre até o açúcar se começar a dissolver e engrossar.
Retirar do lume, introduzir as flores de lavanda, tapar e deixar repousar durante a noite num local fresco.
No dia seguinte, colocar um pouco de gaze (ou filtro de café) num funil e encher os frascos esterilizados.
Fechar bem e guardar num local fresco e escuro.

Sugestões:
Esta calda confere às saladas de frutas um aroma exótico e faz do Crémant seco um aperitivo irresistível.

Eu já ofereci como presente de aniversário!
Beijinhos.
Neuza


2 comentários: