21 de novembro de 2010

Licor de noz

Ingredientes:
18 nozes
2 Kg de açúcar
Noz-moscada
2 cravinhos
1 pau de canela
5 dl de aguardente
(utilizei 2,5 dl de aguardente e 2,5 dl de água)
Preparação:
Descasca as nozes e parte-as em pedaços.
Num frasco grande de boca larga (para que a confecção seja mais fácil), deita a aguardente, o açúcar, as nozes e as especiarias a gosto.
Deixa macerar o preparado num lugar onde não apanhe luz para que não se deteriore.
Decorridos 15 dias, coa o líquido e guarda-o em garrafas.
O licor está pronto a ser consumido.
Adorei o resultado!

15 comentários:

  1. Mais um para eu copiar posso?
    Obrigada e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!
    Cheguei agora aqui e gostei muito:)
    Vou experimentar o licor! Parece-me bem o pormenor da água.

    Parabéns pelo espaço:)

    ResponderEliminar
  3. Vou experimentar fazer! Também gostei do pormenor da água.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Vou experimentar fazer! Também gostei do pormenor da água.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Deve ter um sabor intenso...optimo mas sabes o mais gostei? dos teus azulejos...ehehehe

    ResponderEliminar
  6. Olá a todas.
    Ficou mesmo uma delícia!!!

    Catarina, os cogumelos da foto são os cortinados da cozinha. Eu não tenho azulejos, coloquei uma pedra com 55cm de altura na parede acima da bancada o que é uma maravilha... não tenho juntas de azulejos para limpar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que tenha ficado uma delicia !!!
      Mas só uma pergunta: - Como conseguiu diluir o açucar (2kg) em 1/2 l de aguardente ????????????????????

      Eliminar
  7. Hummm.... Deve ser uma delicia :) Tenho de arranjar aguardente!!!

    O que são aqueles cubinhos do lado esquerdo?

    :)

    ResponderEliminar
  8. Gaspas, esses cubinhos são "Rocky Road Chocolate Bars"... foram uma experiência. Esta semana vou tentar fazer novamente, melhorados, e colocar aqui a minha receita, pois a receita que segui para estes não correu a 100%... mas já os comi todos :)

    ResponderEliminar
  9. Pensei mesmo que eram azulejos...mas sabes que mais?gosto á mesma...beijinhos

    ResponderEliminar
  10. uiiiiiiiiiiii
    só de imaginar o sabor até me arrepio, deve ser bóptimo...
    Jnihos fofos

    ResponderEliminar
  11. Deve haver um engano nesta receita... Como é possível diluir 2kg de acúçar em meio litro de líquido? Eu tentei apenas com 1kg de açúcar e, mesmo assim, continua a ser dulcíssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Realmente o açúcar não dilui, fica no fundo, mas torna o licor mais adocicado... A receita é conventual e é mesmo assim! Também já fiz com 1Kg, mas na minha opinião, para além de bom, não ficou tão bom como o com 2Kg.
      Mas faz como eu, eu faço sempre várias experiências e depois vejo qual ficou aprovada :)
      Obrigada por comentares!
      Boas provas ;)

      Eliminar
  12. Olá,
    pelo que sei (que é mt pouco) de licores deve-se fazer uma calda com açúcar e água para depois juntar à mistura das nozes com o bagaço e o açúcar.
    A meu ver deve-se fazer, por exemplo, a mistura do meio litro de bagaço com as especiarias e metade do açúcar e deixar 15 dias em lugar escuro. No final desses 15 dias faz-se a calda (ferve-se a água mais o restante açúcar) e junta-se ao preparado, aguarda-se mais uma semanita, filtra-se e deve estar pronto a beber.
    A receita conventual usa nozes verdes que dão mais sabor ao licor mas estas são difíceis de encontrar!! só conhecendo alguém que tenha uma nogueira.

    Fica a Dica :P

    ResponderEliminar