4 de outubro de 2013

Panelas de ferro com 3 pés :: Preciso da tua ajuda

Tenho duas panelas de ferro, oferta de casamento de um casal amigo muito atento aos meus desejos :)

Por várias razões ainda não as utilizei para cozinhar, pois sei que requerem uma preparação, pois neste momento consideram-se tóxicas.
Já ouvi que se deve encher de azeite, ferve-lo e só depois está preparada, mas também já ouvi outras dicas às quais perdi o rasto.

Tenho tudo preparado para começar a utiliza-las bom como ao forno a lenha.
(amigos, o problema dos fumos pelo salão que tivemos o ano passado está finalmente resolvido, podemos começar com as festarolas de inverno :) )

 O meu desejo de fazer boas sopas à antiga é enorme, mas preciso que alguém me oriente, para que passos dar antes de começar a cozinhar nas panelas. Quem me orienta ??
Gosteio deste post sobre panelas de ferro!

E com malaguetas, óleo vegetal e garrafas bonitas, fiz mais umas decorações para a minha cozinha rústica.
Já antes fiz o mesmo com pimentos, aqui.
Beijinhos.

24 comentários:

  1. olá,
    eu já ouvi a minha mãe dizer que devia colocar lá cinza e agua e colocar ao lume e deixar ferver bastante tempo, também já ouvi dizer a outros que devia colocar no lume até ficar em brasa, mas vou perguntar novamente à minha mãe para ver se há mais algum truque,
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Aqui a Lulu de pouco percebe de panelas de ferro :(
    Mas já de decoração :)
    As fotos estão lindas e essas cozinha está cada vez mais bonita .Como tu gostas e pretendes a tal decoração "country vintage ":P
    Bom fim de semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  3. Minha querida, a essas panelas eu chamo potes! Antes da primeira utilização tem de passar azeite com um pano em todo o seu interior. Deixe ficar um dia. Depois é só lavar normalmente e colocar cheio de água a ferver... A seguir é utilizar normalmente!! A minha avó fazia assim... Beijinho! Manuela

    ResponderEliminar
  4. Que lindas trempes (nome pelo qual são conhecidas essas panelas na terra dos meus pais)!
    Por acaso não sei de nenhum truque específico... mas gostei de saber que ainda existem algures por este país afora :)

    ResponderEliminar
  5. Perdone pero no entiendo todo loque quisiera el portugués
    Besos

    ResponderEliminar
  6. Não sei como utilizá-las, mas são maravilhosas. Sucesso...
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Não sei que se tem de fazer antes de começarem a ser usadas, mas que já fiz e como muitas sopas de feijão com carne feitas nelas lá isso já.. " na casa da minha Ex- sogra havia uma lareira e panelas de ferro" ..

    ResponderEliminar
  8. Lindo espaço este!
    lembro-me perfeitamente do sabor das sopas das casas das minhas avós feitas em panelas de ferro. Não sabia que eram tóxicas, até porque uma delas viveu lucidamente até aos 98 anos!

    ResponderEliminar
  9. Tenho uma destas panela e gostava de saber se conhecem algum produto para a limpar, gostava de a usar para decoração

    ResponderEliminar