25 de abril de 2014

Projecto mini pomar - Precioso de ajuda

Amiga (o),
está na hora de realizar um sonho!

Desde pequena que gosto de plantar árvores! Os meus maiores sucessos foram nespereiras que semeei com um simples caroço de nêspera no jardim da casa onde passei a minha juventude, e hoje, aos 30 anos tenho nespereiras semeadas por mim, algumas com o triplo da minha altura! É fácil e lindo! Sugere a uma criança, que coloque num vaso um caroço de nêspera acabada de comer e que fique atenta...


Durante a minha gravidez, eu e o marido, plantámos muitas oliveiras no nosso terreno.
Existem pinheiros com pinhões saborosos e também uma amendoeira, com deliciosas amêndoas, mas que até então não soube cuidar! Mas tal não vai voltar a acontecer!

O meu tempo agora é curto, mas com o passar dos anos, imagino-me com filhos mais crescidos e a conseguir dedicar algum tempo às árvores que em 2014 plantei para a nossa família!

Vamos à minha ideia para o mini pomar:
Penso manter as árvores pequenas, pois apesar de produzirem colheitas menores, são mais fáceis de podar e fazer a colheita. Deste modo, se as árvores são mantidas pequenas, é possível plantar um número maior de árvores, o que possibilita a plantação de diferentes tipos de árvores de frutos e numa época obter mais frutos. Possibilita também uma maior privacidade do terreno que é o que se pretende!

Sendo assim, estou a pensar nas seguintes árvores:
3 - Macieiras - (Malus)
2 - Pereira
1 - Romãzeira - (Punica granatum)
1 - Figueira
1 - Diospireiro - (Diospyros kaki)
1 - Ameixeira amarela - (Prunus insititia)
1 - Ameixeira preta - (Prunus spinosa)
2 - Cerejeira preta de saco
1 - Pessegueiro - (Prunus persica)
2 - Damasqueiro - (Prunus armeniaca)
1 - Nespereira - (Eriobothrya japonica)
1 - Loureiro - (Laurus nobilis)
1 - Marmeleiro - (Cydonia oblonga)
1 - Nogueira - (Juglans regia L)
1 - Medronheiro - (Arbutus unedo)

Numa zona mais abrigada:
2 - Limoeiros - (Citrus x limon)
2 - Laranjeiras "com umbigo"- (citrus × sinensis)
2 - Tangerina - (Citrus reticulata)

Confirmar se são viáveis na minha zona:
1 - Alfarrobeira - (Ceratonia siliqua)
1 - Avelãzeira - (Corylus avellana)
1 - Ginga - (Prunus cerasus)
1 - Castanheiro - (Castanea sativa)

Mais tarde em "latadas" irei produzir:
Kiwi;
Chuchu;
Uva.
 AJUDAS-ME?
Dúvidas:
1ª - Terei duas filas. O corredor central será entre pés de 5m, mas na largura, estou a pensar plantá-las de 3 em 3 metros, visto que as quero pequenas e para a tal privacidade. Será demasiado apertado?
2ª - Quais as que precisam de atenção especial no que toca ao abrigo do vento?
3ª - Quais as de folha caduca? (terei de ir pesquisar), mas se alguém souber, melhor!
4ª - Existe alguma incompatibilidade de espécies? Algumas favorecem estar perto de outras?
5ª - Tenho espaço para mais, existe alguma árvore de fruto, com sucesso em Portugal, que me esteja a esquecer?
6ª - Na mesma aldeia tenho dois limoeiros, um de casca fina, sem cheiro, mas com sumo, outro com casca grossa, muito aromático e com menos sumo. Como saberei o que estou a comprar? Sabes mais sobre este assunto?
Estou aberta a sugestões!

Beijinho e obrigada.
Neuza



8 comentários:

  1. Que maravilha de Pomar!!! Adorava!!!
    Não posso ajudar mas penso que obtêm essas informações no Google.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Bem amiga, eu ofereço-me para te ajudar na altura certa :) mas estou aqui já a imaginar a prova dos licores nesse espaço ao fim do dia.... hummmm!! Imagino a quantidade que vais fazer com tanta matéria prima ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amiga.
      Se o A. Lê isto, oferece-te já uma enchada :)
      Vou fazer muitos pois, e vamos provar muitos, nós duas à disputa com a minha prima ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  3. 1º - Se é para as manter pequenas, parece-me bem. São medidas suficientes para um tractor poder passar.
    2º - Os citrinos não gostam de muito vento
    3º - todas excepto: citrinos, medronheiro, loureiro,
    5º - frutos silvestres são também fáceis de fazer crescer... mirtilos, framboesas. E tb phisalis.
    6º - numa casa da especialidade, saberão dizer qual a variedade

    boas plantações!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Duarte.
      Muito obrigada pela ajuda e pela disponibilidade!
      Já tentei mirtilos, uva espim, entre outros, mas não resistiram, também porque comprei numa grande superfície, já não vinham talvez em condições. Mas desta vez plantei 4 varas de framboesas e desta vez parece que vou ter sorte :)
      Phisalis, Adoro, tenho uma tia que têm e já é a segunda vez que me dá e que coloco de raiz junto a uma rede para trepar, mas continuo a aguardar uma surpresa boa.
      Depois darei novidades :) beijinho.

      Eliminar
  4. Olá Neuza, não percebo muito disso, mas sempre houvi dizer que ezistem árvores de fruto que têm que ser plantadas em pares para que dê fruto, se não, só dão folhas.
    Bjs MJ

    ResponderEliminar
  5. Pois eu rapariga nascida no campo só sei que as bananeiras para darem frutos devem ter duas para fertilizarem e mesmo assim nem sei se serão de todas as especies ou se numa especifica. Tambem sei que uma laranjeira pode ser ser enxertada com um ramo de limoeiro e dar limões.
    Proucura aqui na amiga net, ela ensina muita coisa...boa sorte
    Beijinhos

    ResponderEliminar