19 de novembro de 2012

Bolo de cenoura e nozes :: Carrot cake and nuts

É já conhecida a minha paixão por latas... 
Talvez ainda não saibam é até onde eu vou por esta paixão :) ...
Esta também tem a sua história...
Nas primeiras horas do dia 1 de Janeiro de há poucos anos atrás, estava eu numa rua de Londres em frente à montra de um café... enquanto o meu namorado conversava com um amigo que vive por terras de Srª. Majestade, eu olhava para o ambiente daquele espaço onde se servia "Hot chocolate" em copos de cartão a fumar... Mas quando vi esta lata a cair no balde do lixo, entrei repentinamente e pedi à moça para me oferecer a lata que tinha acabado de deitar fora...
Enfim, bem me esforcei, mas  ela não me percebeu ou pensou que eu era doida (que figuras...)...
Venho cá fora e chamo o nosso amigo... "Whattt?"
E lá vim eu toda feliz de latinha na mão :)
Costuma dizer-se que em dia de ano novo se deita uma coisa para o lixo... pois bem, comigo funciona ao contrário! :)
Eu só dizia, que pena em Portugal não se usar deste tipo de latas, bem podíamos ser mais caprichosos com os tipos de embalagens mesmo para uso dentro dos balcões... o dia a dia teria muito mais charme :) 
Era uma pena ir para a lixeira, não era?

Bom, vamos ao bolinho que tem toque pessoal:

Bolo de cenoura com nozes
Ingredientes:
  • 350g de cenoura ralada;
  • 170g de açúcar amarelo;
  • 1 ovo;
  • 1 gema;
  • 60g nozes picadas grosseiramente;
  • 180g de farinha;
  • 125ml de óleo;
  • açúcar mascavado q.b.;
  • canela q.b.

Preparação:
  • Preparar a forma;
  • Aquecer o forno a 180ºC;
  • Bater o óleo, o açúcar, o ovo e a gema até engrossar e ficar cremoso;
  • Adicionar alternadamente a farinha, a cenoura e a noz mexendo sempre;
  • Deitar o preparado na forma;
  • Espalhar por cima da massa açúcar mascavado, canela e algumas nozes  (isto para ficar um bocadinho crocante na superfície);
  • Forno aproximadamente 1h;
  • Desenformar e servir.
Acabei de me lembrar que poderia ter torrado ligeiramente as nozes da cobertura... fica para a próxima!
No fim do bolo estar a meio, no dia seguinte, fiz uma calda de leite com mel  (era o que havia), piquei o bolo e verti a calda... ficou mais húmido e com um sabor menos intenso a cenoura!

Lá vou ter de ir apanhar nozes, que com tanto bolo o frasco já está quase vazio e ainda quero fazer o meu licor de noz.


11 comentários:

  1. Já comia uma fatia de bolo, ai ai.
    Linda a latinha, adoro.
    As almofadas do post anterior são lindas. Gosto da cor das letras, de tudo, muito bom o trabalho, parabéns.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido a história dessa latinha...mas ainda não a tinha visto...e realmente é muito bonitinha...é uma lata com muita história para contar :)

    O bolo ficou maravilhoso...deve estar mesmo uma delícia... :)

    ResponderEliminar
  3. Ah a lata é linda mesmo, olha eu faria o mesmo que tu, se alguma vez deixava escapar um preciosidade dessas :)

    Hummm esse bolinho marchava cá com uma pinta, nham nham.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que engraçada a história dessa lata. Também gosto de latas e latinhas e até já comprei latas em 2ª mão. Não tenho muitas, mas ando sempre atenta ao que anda por aí e essa é bem bonita, por sinal!
    O bolinho de conoura é indiscutívelmente um dos meus bolos preferidos. Faço-o ligeiramente diferente do teu, mas para a próxima irei colocar a tua cobertura de nozes, canela e açucar ;)
    Bjs e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Não resisto a latas bonitas! e o bolo? optimo! bjks

    ResponderEliminar
  6. Eu entendo e partilho do teu gosto por latas :)
    O lixo de uns é o tesouro de outros, não é?
    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  7. A latinha é linda! Também sou dessas que vou capturar o lixo(que não considero isso!). Na família às vezes passa-se algumas coisas engraçadas:eu ou meu marido(temos o mesmo vício)vamos buscar uma peça que está esquecida num canto das casas da família e restauramos ou simplesmente limpamos e colocamos à uso, e temos toda gente a cobiça-la. Contigo acontece o mesmo?
    Adorei o bolo, principalmente a cobertura! Que delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu devo dizer que não ligava muito a latas...
    Gosto mais de caixinhas e cestinhos e bolsinhas...
    Mas desde que te conheço despertas te a minha atençao para esse genero de artigo
    Tenho uma linda da Cadburys chocolats , vintage que veio do Reino Unido á mais de dez anos.Estava escondida no armário ,agora penso que há de ver aluz do dia .
    Um dia mostro ;)
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  9. É linda:)
    Valeu a pena o esforço:)
    Uma beijoka enorme;)

    ResponderEliminar