19 de julho de 2012

Doce e licor de ameixa amarela

Com tanta ameixa, para além de me deliciar com elas, usei-as para outros fins:

Licor de ameixa
Ingredientes:
Ameixas
Aguardente
Preparação:
Lava bem, descasca as ameixas e retira-lhes o caroço.
Corta aos quartos e coloca num frasco que vede bem.
Coloca ameixas até 70 a 80%  da capacidade do frasco.
Adiciona a aguardente e deixa macerar em local escuro durante algum tempo.
Aqui sinceramente não deve demorar muito devido à consistência da fruta que estava bem madura, talvez uns dois ou três meses.
Eu pessoalmente gosto mais do resultado, quando a fruta está bastante tempo a macerar!
Quando o líquido se tornar completamente amarelo, filtra-o e regista os litros que obtens.

Á parte leva igual quantidade de água e o equivalente (1 litro para 1 kilo) de açúcar ao lume e deixa ferver 3 minutos.
Adiciona a calda arrefecida à aguardente filtrada e engarrafa.



Doce de ameixa
Ingredientes:
500 g de ameixa já descaroçada e sem pele
450 de açúcar
2 paus de canela
Preparação:
Lava bem, descasca as ameixas,retira-lhes o caroço e por fim corta-as aos pedacinhos.
Leva-as à balança e regista.
Leva ao lume as ameixas com o açúcar.
Envolve bem até o açúcar derreter.
Acrescenta os paus de canela e deixa cozinhar em lume brando até obteres a consistência desejada, mexendo de pouco em pouco tempo.
Retira do calor, deixa arrefecer ligeiramente e guarda em frascos hermeticamente fechados e previamente esterilizados, virados com a tampa para baixo.

O meu doce esteve ao lume mais de uma hora, mas as minhas ameixas estavam muito maduras e eu realmente gosto de apurar bastante os doces, para que fiquem mais presos.

Nota: Como já estou a pensar nos presentes de Natal, coloquei mais açúcar que o costume, pra o doce se conservar por mais tempo.

E assim partilho mais uma experiência na minha cozinha, sem regras, sem formalidades, mas com muita vontade de aproveitar esta fruta deliciosa!

Post de 2011

22 comentários:

  1. E não é que ainda ontem estive a fazer doce de ameixa amarela :) Licor de ameixa é que nunca experimentei. Ontem estive foi a preparar a 2ª parte do meu licor de Pêssego.
    Beijocas e boas doçarias :)

    ResponderEliminar
  2. Parece delicioso! Eu ando ao tempo para experimentar fazer um licor de tangerina, provei em casa de uma amiga e ... se aquilo era doce!!! O pior foi quando nos levantámos, eheh.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Excelente ideia de aproveitamento.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ai rapariga esconde essas coisas porque se um dia assalto a tua casa vem tudo comigo até esse manjerico que está atraz....Nhami nhami...
    Uma beijoca:)

    ResponderEliminar
  5. Adoro fazer compotas. Ameixa parece ser uma óptima opção...hummm :)

    ResponderEliminar
  6. Cá por casa também já se faz o stock de inverno de doces e compotas com coisas boas vindas directamente do quintal dos papás!

    ResponderEliminar
  7. Está na minha lista há imenso tempo fazer doces / compotas mas ainda não surgiu a oportunidade!

    ResponderEliminar
  8. Também fiz compota de ameixa esta semana mas ficou mais escura do que eu pensei!!

    Obrigada pelo comentário no meu blog e espero que a renovação do quarto da tua filha corra muito bem. Se precisares de ajuda é só dizer! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Que doce fabuloso. Adoro :)
    Beijinhos
    Atitude Zen Receitas

    ResponderEliminar
  10. E que bons que ficam os teus licores e doces amiga...
    beijinhos com saudades :)

    ResponderEliminar