5 de setembro de 2015

Licor de folha de figueira e Licor de figo

Olá amiga (o)
Nos 6 posts mais lidos de sempre deste blog, constam 3 receitas de licores...
Parece-me assim que foi um dos temas mais interessantes que por aqui partilhei!
 
Sendo assim, e porque tu mereces, e porque voltei com mais força à preparação e licores caseiros, cá ficam mais umas receitas...
Na foto:
Licor de folha de figueira, figo verde pingo de mel e figo roxo.
 
 
Licor de folha de figueira
 
Estas receitas foram partilhadas num grupo excelente do facebook que sigo com entusiasmo:
 
Receita nº1
(Receita de Paula Garcia Barbosa)
 
Ingredientes:
9 folhas de figueira;
9 colheres de açúcar (prefiro o açúcar louro)
1 pau de canela;
7,5dl aguardente.
 
Lavas bem as folhas e colocas num frasco de boca larga. Juntas o açúcar e o pau de canela.
Por fim juntas a aguardente e agitas.
Guardas em local escuro durante 30 dias, tendo o cuidado de agitar o frasco diariamente!
Decorrido o tempo, coas e engarrafas!
E vamos ver que delicia sai!
 
Receita nº2
(Receita de Rafael Freire)
 
1 litro de aguardente
1 kg de açúcar
24 folhas de figueira
1 litro de água
10 grãos de coentros
1 pau de canela
 


 

Licor de Figo pingo de mel e de figo roxo
(a minha receita)

Ingredientes:
Figos maduros (separo os verdes dos roxos)
Aguardente
Preparação:
Lava os figos, corta aos quartos e coloca num frasco que vede bem.
Coloca figos até 70% aproximadamente da capacidade do frasco.
Adiciona a aguardente e deixa macerar em local escuro durante algum tempo.
Aqui sinceramente não deve demorar muito devido à consistência da fruta que estava bem madura, talvez uns dois ou três meses.
Eu pessoalmente gosto mais do resultado, quando a fruta está bastante tempo a macerar, ou neste caso, enquanto permanecer um bonito efeito decorativo!
Quando decidires que é a altura certa, filtra a aguardente e regista os litros que obtens, (normalmente filtro com um trapo de linho dentro de um passador de rede).

À parte leva igual quantidade de água e o equivalente (1 litro para 1 kilo) de açúcar ao lume e deixa ferver 3 minutos.
Adiciona a calda arrefecida à aguardente filtrada e engarrafa, e passa bons momentos com os amigos nas provas de licores!
 

Este ano já fiz compota de figos e doce de figos com moscatel roxo...
Partilho aqui uma receita de compota de figo, a primeira vez que fiz.


Aproveita o fim de semana para apanhares uns figuinhos :)
 
Há uma nova etiqueta no blog para uma pesquisa mais rápida:
 
Beijinhos,
Neuza
 

30 comentários:

  1. Oh Neusa muito muito obrigada por esta partilha! Queria mesmo muito fazer licor de figo este ano!! E já tenho o que me faltava, a receita!
    Beijinho grande e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, vamos a isso. Eu tenho estado a pensar e acho que se colocássemos figos em aguardente já com açúcar, durante talvez um mês, quem sabe não ficaria bom! Conta-me como corre o teu. Beijinho

      Eliminar
  2. Ja fiz e posso grantir que sao deliciosos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que delicia:) Obrigada por publicar as receitas.
    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prazer tão grande partilhar, mas sobre isso a Manuela ganha-me! Beijinho grande

      Eliminar
  4. Olha licores foi coisa que nunca me deu para fazer porque aqui em casa ninguém lhe passa cartão, mas acho interessante o processo :))
    Compotas essas faço muitas e vou já começar pelas de pêssego. Já pedi para aderir ao grupo, obrigada pela partilha, adoro estes grupos, aprende-se imenso ♥

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano também já fiz compotas de figo, maçã e tomate. As minhas preferidas são de amora e de figo. Beijinhos

      Eliminar
  5. D. Neuza

    Parabéns pelo seu blog, sou leitora assídua, quase diária, o seu modo de ver a vida é uma inspiração para mim. espero quando eu tiver a minha própria casa poder ser uma "fada do lar" como você o é. Também adoro o campo, pois é uma dádiva muito grande, a plantação da semente que se transforma em alimento. Apenas as pessoas gratas pela vida sabem o seu valor, e você é uma delas. D. Neuza, espero que a vida lhe continue a sorrir, e que lhe alivie a sua doença, pois você não merece. Desejo-lhe tudo do melhor, tanto quanto desejo para mim e apara a minha família. Bem Hajam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um grande grande obrigada pelas suas palavras. Marcaram-me. Merece uma resposta em modo post num dia calmo e que me sinta inspirada! Beijinho enorme.

      Eliminar
  6. Olá Neuza :)
    Então já andam na preparação dos licores ;)
    Adoro licores lembra me tanto o Natal ......
    Já fiz doce de figo ,licor é que nunca ,boa partilha .
    Boa semana com muita saúde
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro doce de figo Lulu, já fiz duas vezes o mês passado... As minhas torradas matinais não passam sem ele :) beijinho.

      Eliminar