Feliz ano 2017

Feliz ano 2017

28 de setembro de 2012

Jogo do berlinde :: Play marbles


O nosso grupo de amigos geralmente é como uma família, e comigo não é excepção.
Agradeço a estas onze pessoas, o DPPL, e agora também aos dois novos membros, os pioneiros do DPPL Kids :) , os bons momentos que passamos juntos.
Momentos de descontracção e gargalhada, conversas pela noite fora, contacto com a natureza, actividades que fazem lembrar a infância... assim somos nós quando nos juntamos!
Digam lá que os nossos novos membros, não vão aprender umas actividades giras com os graúdos...
Bora lá jogar ao berlinde :)




O meu compadre guarda os berlindes nesta caixinha desde a infância... esta que vai ser herdada pelo primeiro membro homem do DPPL Kids. Talvez daqui a uns anos, a minha filha olhe para esta caixinha, cheia de bolinhas coloridas com o mesmo entusiasmo e nostalgia que a mãe :)
Jogo do berlinde
 O que é necessário para jogar?

- Podem participar vários jogadores.
- Cada jogador deve possuir, no mínimo, um berlinde (de vidro ou de metal).
- Para jogar é necessário um espaço plano de areia ou terra batida no qual se fazem três covas em linha, afastadas entre si cerca de 50 cm.

Como jogar?

Cada jogador lança o seu berlinde para a cova mais afastada, posicionando-se na "primeira". O jogador que conseguir fazer o seu berlinde entrar na cova ou ficar mais perto dela dá início ao jogo, determinando assim a ordem dos jogadores (se forem mais de dois).
Cada jogador tentará colocar o berlinde sucessivamente em cada uma das três covas, lançando-o com os dedos, tendo direito a avançar um palmo para dar "impulso". Quando o jogador consegue fazer o seu berlinde chegar à ultima cova (a "primeira") faz o percurso no sentido oposto e lança-o a seguir para a cova do meio, para ganhar o direito a "matar". Ao concluir o percurso, o jogador ganha o direito a atingir o berlinde dos outros jogadores, para poder vencer o jogo.
Para facilitar o percurso, o jogador pode acertar nos berlindes dos adversários, ganhando com isso o direito à cova que, nessa jogada, pretende alcançar.
Se, por acidente, o berlinde do adversário for cair numa cova, terá de ser retirado com três lançamentos contra o mesmo. Se o lançador falhar, perde a vez e o berlinde do adversário ganha a posição daquela cova. A vez passa para o jogador seguinte.
               
Quem ganha?

Ganha o jogador que, após completar o percurso (ganhando o direito a "matar"), acertar (“mata”) no(s) berlinde(s) de outro(s) jogador(es) em primeiro lugar.
Descobri as regras aqui.

Guardar os berlindes até ao próximo Verão...
Façam como nós!
 Divirtam-se!



8 comentários:

  1. Que giro teres feito uma publicação sobre come se joga ao berlinde :). Foi sem dúvida um momento nostalgico.
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Excelente post...sem dúvida :) beijinhos gands

    ResponderEliminar
  3. Bons tempos! Adorava jogar ao berlinde e muitas vezes dá-me saudades. O meu sobrinho tb gosta anda sempre com o seu saquinho de berlindes.
    Bjs e tudo de bom

    ResponderEliminar
  4. Eu sou uma das DPpl e transcrevo todas as palavras da Neuza ;)
    Muito fixe!

    ResponderEliminar
  5. ah ah o que te fosses lembrar!!!
    Lembro-me perfeitamente de jogarmos o jogo do berlinde no recreio da escola primária... boas recordações...

    ResponderEliminar
  6. Como membro do Dppl e mãe de um dos Dppl Kids, venho aqui concordar contigo Neuza :) Da próxima vez alguém fica com o miúdo para eu poder ir jogar também, pois tenho saudades! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu jogava tanto ao berlinde. Boas memórias! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar