2 de junho de 2011

Dia da espiga

Desde pequena que ia com a minha avó apanhar a espiga na quinta-feira da Ascenção.
Passeávamos pelo campo e fazíamos o famoso raminho que a minha avó todos os anos pendurava atrás da porta da entrada e ali ficava até ao ano seguinte.
O nosso raminho continha várias espigas de cereais e flores campestres, cada uma com seu significado:
5 - espigas de trigo: pão, alimento para os animais;
5 - espigas de cevada: alimento;
5 - malmequeres: ouro;
5 - papoilas: amor e vida;
1 - tranquinho de oliveira: azeite, paz;
1 - tranquinho de videira: vinho e alegria;

E este foi mais um ano em que não fugimos à regra!

16 comentários:

  1. Que lindo Neuzinha...Que tradição tão rica, ainda bem que depois de muitos anos ainda prossegues com ela...Estas tradições valem ouro nunca as deverámos perder...
    Muitos parabéns o teu raminho está lindo lindo mesmo cores de primavera:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já não me lembrava que hoje era o dia da espiga :)

    ResponderEliminar
  3. Será que ainda vou a tempo de arranjar um raminho?
    Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá, que linda tradição!Não conhecia e gostei muito do raminho e do significado das flores.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. É minha primeira visita e não conhecia O Dia da Espiga! Mas conheço a tradição da espiga associada à fertilidade, e sempre faço arranjos de flores associados à trigo. Belíssimo artigo, belíssima tradição, belíssimo blog!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  6. Que raminho da espiga, mais bonito!

    Que saudade dos tempo em que se ía apanhar a espiga ao campo, agora é uma tradição quase perdida...

    Um beijinho e bom fim de semana.
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Eu por acaso não pude ir, masa minha filha foi com uma amiga. Agora o que eu não fazia ideia era o significado de cada ramo ;p) achava que era só para ficar giro que punham as papoilas e os malmequeres, lool!

    Mais uma coisa que fiquei a aprender.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que giro. Por cá não temos muito essa tradição. Só me lembro de ter ido uma vez apanhar as florzinhas, ainda eu andava na escola primária.

    Mas a minha Letícia divertiu-se bastante ontem, pois pela primeira vez participou numa procissão que se realiza nesse dia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Não temos essa tradição no Brasil, pelo menos não na região em que eu morava, mas é tão bom vivenciar as tradições com a família, não é mesmo? Sempre serão doces recordações.

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Obrigada pela visita e pelas palavras :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. N conhecia essa tradição da espiga. É de que zona de Portugal?

    bjs*

    ResponderEliminar
  12. Que linda tradição!!! Adoramos. Beijos nossos

    ResponderEliminar
  13. Adorei este raminho;) Passei só para dizer que não estão esquecidos os esquemas de ponto de cruz, mas como não tenho a impressora, onde digitalizo as fotografias e esquemas montada, ainda não tive uns minutinhos para o fazer. Quando terminar a correria de mais um final de ano lectivo, dedico-me a essa tarefa, caso ainda não tenha adquirido o livro pela amazon;)
    bjnssss e espero que TUDO esteja a correr pelo melhor!

    ResponderEliminar
  14. Acho estas tradições fantásticas. A minha mãe tem sempre um raminho do dia da espiga que me oferece para guardar.
    Fica sempre de um ano para o outro.
    Bjs

    ResponderEliminar