14 de janeiro de 2011

Doce e Licor de abóbora

Para o doce, inspirei-me no Cantinho da Martuxa.
Doce de abóbora perfumado com laranja, salpicado com amêndoa
Utilizei:
1kg de abóbora
2 paus de canela
4 cravinhos
2 pedaços de casca de limão
1 laranja
1 chávena de café de amêndoa laminada
Açúcar amarelo a gosto

Coloquei tudo ao lume, e distraída, adicionei 700g de açúcar amarelo.
Após a abóbora cozida, reservei a calda, retirei os paus de canela, os cravinhos e as cascas de limão.
Reduzi a abóbora a puré com a varinha mágica.
Levei novamente ao lume, adicionei 300g de açúcar amarelo, raspa de laranja e a amêndoa laminada.
Ferveu durante 10 minutos.
Coloquei em frascos esterilizados e virei-os com a tampa para baixo.
Licor de abóbora
Nunca ouvi falar em licor de abóbora, mas a minha calda não se podia perder.
Adicionei ao meu 1 litro de calda, 1/2 litro de aguardente.
Levei ao lume e deixei ferver durante 3 minutos para ficar mais suave.
Eu gostei do resultado! A minha distracção veio mesmo a calhar para fazer esta nova experiência.

10 comentários:

  1. As tuas fotos às vezes parecem prontinhas para pintar uma "natureza morta" ...lindas....
    Eu no Natal fiz doce de abóbora e até ficou bom (foi um dos presentes que ofereci!)agora estou com vontade de experimentar juntar nozes... vamos lá ver como fica... depois conto;)
    bjocas,

    ResponderEliminar
  2. nunca ouvi falar em licor de abóbora, mas calculo que deve ser delicioso.
    a tua fota está muito bonita.

    ResponderEliminar
  3. Tb fiz o licor o ano passo e ficou super gostoso.
    quanto á compota faço todos os anos e é sem dúvida a minha favorita.Adorei o teu post...os adereços saõ sempre maravilhosos áos meus olhos.
    beijinhos e BFS

    ResponderEliminar
  4. Tb desconheço licor de abobora :) Mas deve ter ficado bom :))

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez, parabens.A fotografia está fantastica, o doce deve ser maravilhoso e o licor tambem.
    Adorei a tua balança, é lindaaa.
    Já te mandei um mail,por causa das estantes.
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  6. Olá cá estou eu outravez...

    Foi por causa da Turquinha que te descobri...
    Foi também atravez dela que descobri a tua receita de Licor de Romã e Tangerina...

    Ando numa fase de Licores, acho-os tão bonitos, além de fazerem uma bela prenda também...

    Cá está mais um para eu também experimentarrrrrr

    jinhos

    ResponderEliminar
  7. Olha, ainda bem que não sei onde mora, se não já te tinha ASSALTADO ESSA COZINHA VINTAGE,vinha o licor e a compota de acréscimo.
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  8. Também desconhecia, mas acredito que tenha ficado muito bom :-D
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Se estiver tão bom como o de amora é de beber e chorar por mais...Beijoka

    ResponderEliminar